A seis mãos, os cartunistas e amigos Angeli, Laerte e Glauco resolveram se transferir para o papel em uma HQ divertidíssima inspirada na comédia estadunidense Os três amigos (Three amigos!, de 1986) – com os atores Steve Martin, Chevy Chase e Martin Short. A ideia ganhou forma nas páginas da revista Chiclete com Banana, em 1987.
No filme, porém, o trio heroico e trapalhão ajuda a população local a se lidar de bandidos. Já Angel Villa, Glauquito e Laerton, como são chamados os integrantes do trio central do quadrinho Los 3 amigos, são arruaceiros, assassinos e imprevisíveis.
O foco do trio é, não necessariamente nesta ordem, ganhar dinheiro fácil, transar, se drogar com peyote e se divertir dando tiro pra tudo quanto é lado.
Uma das cenas mais famosas e recorrentes das HQs é quando Angel Vila (ou outro dos amigos) pergunta a uma criancinha da cidade fictícia de Marisales “Como te chamas?” e ela responde “Miguelito”. Ato contínuo, o pistoleiro dá um tiro na cara do menino e no quadrinho seguinte conclui: “Te chamabas”.
Um quarto amigo, o cartunista Adão Iturrusgarai, acabou sendo incorporado posteriormente ao trio, tanto fora – fazendo argumentos e desenhos – quanto como um personagem dentro da história. Segundo os artistas, ainda que eventualmente um dos personagens inspirados neles se torne “interino” na tira eventualmente, a criação das histórias é sempre coletiva.
Os criadores desenvolveram todo um universo da fictícia Marisales, cidade principal do universo dos amigos, que inclui discos, livros, sucessos, culturas, comidas, personalidades, fatos históricos e muito mais coisas típicas da cidade.
O mais engraçado, no entanto, continua sendo o divertido linguajar portunhol falado em todas as tiras e, nos livros, colocados até mesmo em créditos e informações suplementares. O primeiro “libro” dos três amigos, por exemplo (Sexo, Drogas E Guacamoles) é dedicado “à Glória Menesses e àquela gostôssa do Tarcisso Mera”, com “Aporro Cultural de la Prefeitura Municipal de Marisales y Centro Cultural de El Pisso”
As tiras e histórias curtas foram e publicadas em diversas revistas de HQ nacionais e em jornais brasileiros (entre os quais a Folha de S.Paulo) por muitos anos, e reunidas em pelo menos duas coletâneas lançadas pela Editora Ensaio. Em 2009 também foi lançado um curta-metragem de animação baseado na série de tiras. Dirigido por Daniel Messias, o desenho ganhou o Troféu HQ Mix 2010. de “melhor adaptação para outro veículo”
Enredo
Angel Villa, Glauquito e Laerton são três bandoleiros que infernizam a pacata Marisales e outras cidades além. Adoram matar miguelitos, fumar peyote e outros derivados, encher a cara, matar miguelitos, “traçar” mulheres e mulitas, e matar miguelitos, entre outras coisas e não necessariamente nessa ordem.
Personagens
Além dos “heróis” e dos miguelitos, aparecem por Marisales, entre outros: o deus índio mutcho loco Manitu; a obesa e “gostôssa” Flor-de-Jaca; Piter Coyote; Don Jose Cuervo e o bem-dotado León de Tchácara. As tiras já contaram ainda com “aparições especiais” de Jô Soares, Caetano e Gil, Gerald Thomas, Milton Nascimento, Madonna, Sharon Stone e várias outras personalidades.
Curiosidade: Adóm? Como te chamas?
Em 1994, no sétimo ano de existência das tiras e quadrinhos dos bandoleiros de Marisales, o cartunista Adão Iturrusgarai foi incorporados a Los 3 Amigos que, assim como Os Três Mosqueteiros, passaram a ser quatro sem mudar o nome.
Muita gente, principalmente na época, começou a chamar o personagem de Adão dentro das tiras de “Adóm”, adequando o nome do novo quadrinista ao tradicional portunhol de Marisales. Porém o nome do “cuarto amigo” é bem diferente do alterego real.
O personagem de Adão nas tiras se chama “Fanzueca”, uma brincadeira que Angeli, Glauco e Laerte fizeram com ele porque, além de colega de profissão, Adão constantemente se declarava fã do trio original.
Comentar