Kajika: o Denorex do Goku

Mundo HQ

 

Nos já distantes anos 80, uma propaganda de um xampu chamado Denorex popularizou o slogan “parece, mas não é”. O tal produto parecia remédio, mas não era. Parecia xampu, mas também não era… Kajika, personagem criado por Akira Toryiama em 1998 parece em muita coisa o Goku, personagem do mesmo autor da popularíssima série Dragon Ball (que chegou ao fim em 1995). Mas não é. 

 

Kajika é o nome de um garoto que, assim como Goku, é excelente lutador e um dos últimos remanescentes de uma aldeia de poderosos guerreiros que sabem usar um pouco de magia também.

 

Só que o garoto foi expulso da tribo porque, depois de matar uma raposa cruelmente, foi amaldiçoado pelo bichinho e ganhou orelhas e rabo iguais ao do animal – o aspecto visual e a maldição fizeram com que não fosse muito querido pelo pessoal da localidade. Para voltar ao normal, ele precisa salvar mil vidas (vale tudo: gente, peixes, lagartixas…).

 

Toryiama começa a HQ no ponto em que Kajika já está quase terminando a tarefa: faltam só dez míseras vidinhas para salvar e ele voltará ao que era. O que é muito bom, porque a maldição da raposa – que o segue de perto na forma de um espírito muito parecido com um girino – enfraquece seus poderes de luta. Ainda assim ele é muito forte, para sorte de Haya, uma menina que carrega o último ovo de dragão do mundo (atenção: eu disse ovo, não esfera).

 

Kajika salva a garota de um bando de ladrões e (isso é uma coisa muito legal dos poderes dele) “tira a maldade” de dentro dos bandidos, que viram bonzinhos. Só que o chefe deles, o gangster esquisitão Gibachi, não vai desistir fácil do ovo. O vilão quer tomar o sangue do dragãozinho que vai nascer, pois assim se transformará em um ser invencível.

 

Quem já leu Dragon Ball vai matar saudade do desenho de Toriyama e irá reconhecer umas, digamos, “manias” do desenhista em Kajika. Alguns golpes do herói parecem muito os de Goku e há pelo menos uma cena que parece copiada pelo cartunista de sua outra série: quando Kojika diz que pode vencer uma luta com um braço só e leva um golpe de propósito só para avaliar o inimigo.

 

Além disso, depois de transformado (ou evoluído?), Gibachi lembra alguns vilões de Dragon Ball, bem como o assassino Isaza poderia trabalhar pro exército Red Ribbon facilmente. Mesmo com tudo isso, é fácil afirmar: Kajika é denorex mesmo: parece DBZ, mas não é: trata-se de uma obra única e muito divertida, com um final ao mesmo tempo engraçado e inesperado. A história toda foi lançada no Brasil em um oneshot pela Conrad, que custa R$ 14,90 e tem 200 páginas com a história completa (www.lojaconrad.com.br).
 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.