Exposição mostrará miniaturas ricas em detalhes nos dias 25 e 26; quem doar um quilo de alimento no domingo concorre a um Seya V1
Exibido pela primeira vez no Brasil de 1994 a 1997 pela extinta Rede Manchete, Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seya) foi um marco na TV nacional. Em parte até por causa da hipocrisia de gente que não falava nada da Globo exibindo Desejo de Matar I a III na sessão da tarde, mas se mostrava indignada com um desenho animado com lutas mais explicitas e fez um barulho desnecessário sobre o assunto. Mas a razão real do marco foi o sucesso do anime baseado no mangá de Masami Kurumada, que inclusive catapultou na época a revista Herói, uma espécie de revista Capricho com fofocas de personagens de HQ e desenho animado, que trazia os cavaleiros invariavelmente na capa e se tornou fenômeno de vendas.
Atualmente, os Cavaleiros tem seus episódios antigos reprisados sem muito alarde pela Bandeirantes (a “Saga de Asgard” começou a ser veiculada em 16 de setembro de 2010) e, no Japão, a nova série Lost Canvas faz sucesso ao mostrar a primeira guerra santa, ocorrida 273 anos antes do desenho original e com direito a outro Cavaleiro de Pégaso. Mesmo sem inéditos por aqui, o entusiasmo pelos cavaleiros em terras tupiniquins continua grande (basta dar uma olhadinha no site http://www.cavzodiaco.com.br/ para conferir) e, por isso mesmo, os fãs da série podem reservar na agenda o último final de semana de setembro (25 e 26) para dar um pulinho em São Paulo, onde ocorrerá a a II Expo Cloth Myth.
“Cloth Myth é o nome comercial da Linha de bonecos colecionáveis da marca Bandai com o tema de Cavaleiros do Zodíaco. Trata-se de uma linha de bonecos de luxo, ricos em detalhes e com armaduras feitas em metal que reproduzem fielmente a fisionomia e aparência geral dos personagens deste clássico desenho da década de 90”, diz José Roberto “Oyaban”, integrante do fórum Cloth Myth Brasil, que organiza o evento junto com a loja Limited Edition.
Oyaban conta que houve uma versão de minaturas anterior a essa no Brasil, aproveitando a febre do desenho em 1994, chamada “Die Cast”. “Apesar das Die Cast terem armaduras com acabamentos duvidosos e encaixes tipo pino macho/femea no corpo do boneco, eram motivo de orgulho de seus donos. A linha Cloth Myth, porém, apresenta um requinte inigualável e vem conquistando cada vez mais adeptos do miniaturismo”, ressalta.
A II Expo Cloth Myth (a primeira ocorreu em Janeiro) pretende expor a maior variedade de bonecos disponíveis da linha, reunindo coleções de participantes do fórum de todo o território nacional. “Todos os aficcionados pela série de Masami Kumurada ou por mangás, animes e cultura japonesa em geral já estão convidados a participar desse evento, que também tem um cunho social: no domingo, quem levar um quilo de alimento não-perecivel irá concorrer a um sorteio do Cloth Myth mais esperado dos últimos tempos, o Seya V1 (anime version),e o alimento recolhido será doado a uma instituição de caridade.
II Expo Cloth Myth
Onde? Limited Edition – Rua da Consolação, 2753 – Jardins
Quando? No Sábado (dia 25/09), a partir das 10 da manhã. No domingo (26/09), a partir das 13 horas.
Comentar