MANGA13
por Takanobu Sama *
Pois é, como a sessão Mundo Animado desandou a falar de desenhos "antigos" dos anos 80, pediram pra eu desencanar um pouco dos velhos animes e falar sobre novidades e desenhos mais atuais. Então eu ia falar de Dragon Ball Z, atendendo a inúmeros e-mails do fãs, mas ei que esta semana pipocou a novidade: Gen 13 vai voltar em Mangá!!!
Pra você que não se lembra desta turminha, ela foi lançada aqui no Brasil em HQs editadas pela Editora Globo, que apostou suas cartas em um monte de publicações de uma vez e acabou cancelando tudo, para a decepção dos fãs. Gen 13 lembrava muito os X-Men no começo de carreira, já que era uma turma de meninos e meninas super-poderosos com poderes decorrentes de seus genes (na verdade, o governo havia feito experimentos com os pais da rapaziada, que acabou desenvolvendo super-poderes na adolescência).
A turminha era formada por garotas sexies e rapazes sarados e com testosterona em exagero – em especial o baixinho Grunge, que assumia as características de praticamente todo metal ou pedra que tocava. As histórias eram cheias de ação e principalmente muito humor, além de roupas rasgadas na medida certa para despertar a, digamos, curiosidade do leitor.
Pois bem, este sucesso da editora WildStorm agora vai ser publicado em versão mangá aqui no Brasil, pela Pandora Books. Trata-se de uma única HQ que foi publicada nos Estados Unidos em duas partes, na qual Grunge decide fazer um filme com participação dos amigos, em especial a gigantesca Fairchild e a gatinha Freefall (Queda Livre). A partir daí, a bagunça é generalizada.
A HQ, escrita e desenhada por Adam Warren, é muito legal e vai agradar aos fãs dos dois gêneros – e, vale lembrar, não é a primeira vez em que um personagem de quadrinhos de herói é feito em mangá "de brincadeirinha" (o Aranha já teve uma aventura em mangá recentemente).
Mais ainda, o lançamento é – de novo – um teste de mercado feito pela Pandora para ver se vale a pena trazer de novo os personagens para o Brasil. A Pandora já fez isso recentemente, publicando um crossover entre Hellboy e Savage Dragon (se as vendas forem grandes, ela vai retomar as aventuras de Dragon por aqui) e agora quer testar a popularidade de Gen 13. Resta torcer para dar certo. Aliás, um detalhe: se você já ouviu falar de um mangá chamado "Gen", não confunda com este porque não tem nada a ver. Gen é um clássico do qual você vai ouvir falar bastante por aqui, muito em breve… mas por enquanto, curta o filme de grunge, que é, como ele mesmo diria, "da hora".
* Taka Sama quer participar do filme de Grunge, mas a mulher proibiu.
Comentar