Gourmet: um mangá com sabor de Japão

Mundo HQ

Quando se visita um país distante, ou mesmo uma cidade diferente, provar da culinária local é parte fundamental da viagem. Se você é uma daquelas pessoas que acredita nisso e, mais ainda, se é um apreciador da comida – e da cultura – japonesa, irá saborear imensamente o mangá Gourmet (Conrad Editora, 200 páginas, R$ 26,90).

O protagonista da história em quadrinhos, produzida pelos premiados cartunistas Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi, é um comerciante que trabalha com importações.
Nas andanças dele por cidades e distritos japoneses, o leitor descobre fragmentos da vida do personagem, algumas características de sua personalidade e, com certeza, seu traço mais forte: o amor pela comida.
Mas o tal comerciante sequer tem seu nome revelado, o que não é nada demais pois, na verdade, a comida é a real protagonista.
São dezoito capítulos, com dezoito pratos diferentes e amplamente descritos, bem como os sentimentos que eles despertam no tal sujeito – de um delicioso “gosto de infância” a uma prosaica azia por ter comido demais. Para quem não conhece muito a culinária japonesa, há um amplo glossário no final do gibi. Para quem conhece, o quadrinho é praticamente um guia de lugares a visitar – e comidas a experimentar – no Japão.
Aí, por sinal, entra o segundo personagem principal da HQ: o cenário. Os belíssimos desenhos da dupla Jiro e Masayuki são um espetáculo à parte, que tanto enriquecem o visual das comidas quanto, principalmente, mostram tanto as magníficas paisagens do oriente quanto os contrastantes centros de compras, tecnologia e, principalmente, gente em excesso.
Assim, entre comidas e paisagens, usando a fome e a gula de um homem qualquer como linha narrativa, os autores conseguem construir pequenas e poéticas crônicas do dia a dia de um homem de negócios japonês cuja verdadeira paixão são os sabores.
 Fosse comparado a um prato,  o mangá Gourmet seria algo como uma refeição leve, daquelas que satisfazem mas não nos impedem de querer comer mais pouco depois de concluídas.
Já se for ler o gibi em busca da história do personagem, de uma aventura típica com heróis e mocinhas, desafios e batalhas, o bem e o mal, o leitor ficará desapontado.
Em vez disso, terá apenas fragmentos de uma vida comum e talvez a sensação de sair do nada e chegar ao lugar nenhum. Mas no meio do caminho a paisagem será tão bela e a comida, tão farta, que com certeza o passeio valerá a pena.
 
 
 
 
 
 
 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.