Conrad lança mangá de Evangelion
por Takanobu Sama *
Os fãs de anime e mangá estão em festa. E não é pra menos. A Conrad lança ainda neste mês (deve chegar às bancas até o dia 30, ao menos no Rio e em São Paulo) a versão nacional de Evangelion, um dos desenhos animados japoneses mais comemorados de todos os tempos. Criado em 1995 pela produtora Gainax, reveladamente influenciada pela obra de Katushiro Otomo (criador de Akira), Evangelion mistura religião, robótica e um futuro pós-apocalíptico digno de deixar qualquer apreciador de ficção científica com água na boca.
A série começa mo ano 2000, quando uma catástrofe (de início mal explicada) denominada Segundo Impacto derrete todo o gelo da Antártida e dizima metade da população da Terra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o terrível acontecimento teria sido causado por um grande meteorito, mas há rumores que a verdade foi encoberta…
Quinze anos depois, misteriosas entidades denominadas Anjos – e que, pasmen teriam sido enviadas pelo próprio Todo Poderoso para destruírem os seres humanos – começaram a aparecer, causando destruição e morte à população sobrevivente.
Todas as armas convencionais são ineficazes contra eles, incluindo a devastadora bomba N2. Isso porque um "AT Field" (Absolute Terror Field, ou "campo de terror absoluto") proteje os Anjos. A única arma que pode penetrar o AT Field denomina-se EVA (Evangelion), que foi desenvolvida pela organização NERV.
Os EVAs são espécies de robos humanóides gigantes que são conectados biologicamente a pilotos humanos -assim, tudo que o piloto pensa e age é automaticamente executado pelo EVA (e vice-versa). Só tem um probleminha: apenas um seleto grupo de crianças nascidas após o Segundo impacto possuem a capacidade de sincronizar com um EVA.
Evangelion é considerado um anime magnífico pela crítica especializada, que afirma que o desenho é a continuação de Akira porque ele prioriza um pensamento ilógico, porém cheio de simbolismos e do conflito religião versus razão.
O protagonista do desenho (quase que eu esqueço de falar no dito cujo) é Shinji, um jovem adolescente que não se importa muito com o mundo, mas que repentinamente se vê transformado em piloto de um evangelion de 60 metros de altura.
Gendou Ikari, líder da organização Nerv, a criadora dos EVAs, é pai de Shinji, motivo pelo qual ele está ligado aos robôs. E a mãe dele, bem… não vamos estragar a surpresa.
Na Nerv, Shinji conhece Misato Katsuragi, a única sobrervivente da expedição Katsuragi, que estava no Polo Norte no mesmo dia do segundo impacto. Também conhece Rei Ayanami, uma adolescente misteriosa, e Shoryu Suka Langley, a segunda rapaza, outra piloto de evangelion que é a personagem mais traumatizada da série devido à sua dura infância. A mãe da moça, após uma prova com o evangelion 02, fica em estado catatônico e confunde à sua filha com uma boneca.
Os primeiros treze episódios da série em anime (que no mangá geralmente são mais concentrados) são legaizinnhos, mas é nos últimos que o espectador/leitor vai descobrir um mundo cruel e chocante. E a editora Conrad promete trazer a série na íntegra, sem corte algum. para a sorte dos fãs. A julgar pelo excelente trabalho da Conrad em Dragon Ball, é o que deve mesmo acontecer. Por iso, se você nunca assistiu ai desenho, corra para a banca. Se já assistiu, eu nem preciso recomendar porque, com certeza, você já vai ficar por lá esperando.
.
Taka Sama gostaria muito de participar de Evangelion, mas ele ainda nem superou o primeiro impacto, que dirá o segundo…
Comentar