Dragon Ball GT, o último dos dragões

Mundo HQ

O último dragão
por Takanobu Sama *

Relembrando nosso último capítulo, o criador da série Dragon Ball, Toryama San, cansou de desenhar a série (foram "só" 291 capítulos de anime, fora o mangá) e resolveu parar tudo. Só que a Toei Animation e as fábricas de brinquedos queriam mais. Toryama, magnânimo, proibiu qualquer pessoa de fazer novos mangás com os personagens, mas liberou uma continuação do desenho animado desde que ele não tivesse nem que chegar perto da coisa… e assim chegamoos ao último desenho da série: Dragon Ball GT.
Essa última parte da saga foi produzida em 1996 pela Toei e pela Bird Studio (que pertence a Toryama – ele não queria chegar perto, mas também não quis deixar de ganhar uns ienes) e ao todo foram feitos 64 episódios, divididos em duas fases. Na primeira delas, fica claro uma tentativa de tentar atrair os fãs do mangá (ou da primeira fase, como queiram), já que Goku volta a ser criança, com rabo de macaco e tudo!
Isso acontece porque o vilão Pilaf consegue reunir as sete Dragon Balls e, quando está prestes a pedir o mundo como desejo par o dragão Sheng Long, Goku (adulto) vem tentar impedí-lo. Pilaf então diz em voz alta que seria bom se Goku ainda fosse criança, pois seria mais fácil de derrotar. O dragão acha que isso é o desejo de Pilaf e transforma Goku em molequinho de novo…
Goku chega em casa – para espanto dos filhos Gohan e Goten, que de repente ficaram maiores que o pai – e logo depois de contar a história para a família aparece na casa Popo (um dos amigos de Goku e cia.) para contar sobre a existência dedas Black Star Dragon Balls, esferas do dragão espaciais espalhadas em diversos planetas do universo. Para encontrá-las, Goku segue em missão espacial junto com Trunks (filho de Bulma, lembra-se) e Pam, que é filha de Goham e Videl (ou seja, é neta de Goku!!!). A partir daí nossos heróis vivem as mais diversas aventuras pelo universo em busca das tais esferas negras. O curioso é que esta fase tenta lembrar o mangá não só ao fazer Goku ficar peque no como também usando mais aventura e menos violência. Só que, ao contrário da primeira fase, Dragon Ball GT não tem humor, por isso não conseguia reconquistar velhos fãs nem manter os mais recentes…
Desta forma, o jeito foi partir para uma segunda fase cheia de batalhas. Depois de encontrar as esferas, Goku volta para a Terra, mas é seguido pelo alienígena Bebi, um poderosíssimo sobrevivente do planeta Plant. Este planeta foi destruído pelos Sayajins na época da Saga de Freeza (Dragon Ball Z) e por isso Bebi quer vingança matando Goku e todos os seus amigos. O problema maior é que Bebi consegue dominar os corpos de todos os amigos de Goku e assim o herói é obrigado a lutar contra todos, para a felicidade dos fãs.
Apesar de não ter feito tanto sucesso quanto seus antecessores, Dragon Ball GT foi considerado legal pelos fãs em especial por causa do envelhecimento de personagens como Bulma (que se tornou a senhora respeitável aí ao lado) e Kiririn, que até ficou cabeludo (também aí do lado). O final da série marcou o fim dos episódios inéditos de Dragon Ball, mas com o sucesso das reprises que são exibidas em todo o mundo, a Toei está tentando ressuscitar a série. Mas para convencer o estúdio de
Toryama a retomar Dragon Ball só mesmo achando as sete esferas do Dragão e pedindo para Sheng Long…

* Taka Sama é apaixonado por Bulma, mas diz que não aguenta mais escrever sobre Dragon Ball

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.