Cowa!

Mundo HQ

 

Paifu é um garoto bacana que adora brincar com os amigos José Rodriguez e Emir. Eles têm ainda outro colega de escola meio metido, Arpon, que vive querendo mostrar que é melhor que Paifu. Um detalhe: Paifu é um vampiro, José é um fantasma, Arpon é um monstro da lagoa e Emir é, bem, aparentemente uma mistura de lobisomem com sabe-se lá o quê. Juntos eles são personagens de Cowa!, mais uma divertida história em quadrinhos de Akira Toriyama – (como sempre) lançada pela Conrad Editora no Brasil.

Cowa foi lançado em 1997 e trata-se do primeiro mangá que Toryiama lançou depois da série DBZ ter se encerrado. É uma HQ divertida, com o jeitão conhecido do pai de Goku. O principal personagem da história é o tal vampirinho Paifu, que tem um dom especial para se meter em encrencas.

Paifu, seus amigos e os monstros adultos moram na vila de Cabo Morcego, que também tem habitantes humanos. Todos convivem bem, apesar de os monstros estudarem e brincarem de noite e de madrugada (antes que você pergunte: os vampiros comem comida de gente e tomam sangue, mas comprado no mercado e Paifu garante que “não é de humano, não”).

Paifu é orfão de pai e é meio folgado com os amigos, mas quando  o pai de José pega uma gripe que só atinge (e mata) monstros, ele é o primeiro a se oferecer para sair em uma aventura e encontrar o remédio que pode salvar toda a vila.

Como crianças não podem sair por aí sozinhas, Paifu conta uma mentira para convencer um ex-lutador de sumô humano que mora por ali a ir com ele, Arpon e José. A partir daí os quatro seguem em uma viagem cheia de lutas, encrenca e muito humor.

 

O interessante é que os monstros tem medo do tal lutador, porque ele é quietão e dizem que matou uma pessoa. Por outro lado, nas cidades pelas quais o quarteto passa são as pessoas têm medo ou simplesmente não gostam de monstros. A aventura acaba mostrando o surgimento de uma bela amizade e deixa claro, de uma maneira leve e divertida, que “monstros” mesmo são as pessoas que não respeitam os outros.

 

Ah, e como sempre Toryiama usa alguns truques que fizeram sucesso em Dragonball. Por exemplo: o pai de Paifu era um Homem-Coala(!), por isso o vampiro não pode ver a lua que se transforma em uma criatura super-forte, o que vai ser muito útil contra alguns inimigos. Familiar, não? Cowa tem 192 páginas e custa R$ 14,90.

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.