Paifu é um garoto bacana que adora brincar com os amigos José Rodriguez e Emir. Eles têm ainda outro colega de escola meio metido, Arpon, que vive querendo mostrar que é melhor que Paifu. Um detalhe: Paifu é um vampiro, José é um fantasma, Arpon é um monstro da lagoa e Emir é, bem, aparentemente uma mistura de lobisomem com sabe-se lá o quê. Juntos eles são personagens de Cowa!, mais uma divertida história em quadrinhos de Akira Toriyama – (como sempre) lançada pela Conrad Editora no Brasil.
Cowa foi lançado em 1997 e trata-se do primeiro mangá que Toryiama lançou depois da série DBZ ter se encerrado. É uma HQ divertida, com o jeitão conhecido do pai de Goku. O principal personagem da história é o tal vampirinho Paifu, que tem um dom especial para se meter em encrencas.
Paifu, seus amigos e os monstros adultos moram na vila de Cabo Morcego, que também tem habitantes humanos. Todos convivem bem, apesar de os monstros estudarem e brincarem de noite e de madrugada (antes que você pergunte: os vampiros comem comida de gente e tomam sangue, mas comprado no mercado e Paifu garante que “não é de humano, não”).
Paifu é orfão de pai e é meio folgado com os amigos, mas quando o pai de José pega uma gripe que só atinge (e mata) monstros, ele é o primeiro a se oferecer para sair em uma aventura e encontrar o remédio que pode salvar toda a vila.
Como crianças não podem sair por aí sozinhas, Paifu conta uma mentira para convencer um ex-lutador de sumô humano que mora por ali a ir com ele, Arpon e José. A partir daí os quatro seguem em uma viagem cheia de lutas, encrenca e muito humor.
O interessante é que os monstros tem medo do tal lutador, porque ele é quietão e dizem que matou uma pessoa. Por outro lado, nas cidades pelas quais o quarteto passa são as pessoas têm medo ou simplesmente não gostam de monstros. A aventura acaba mostrando o surgimento de uma bela amizade e deixa claro, de uma maneira leve e divertida, que “monstros” mesmo são as pessoas que não respeitam os outros.
Ah, e como sempre Toryiama usa alguns truques que fizeram sucesso em Dragonball. Por exemplo: o pai de Paifu era um Homem-Coala(!), por isso o vampiro não pode ver a lua que se transforma em uma criatura super-forte, o que vai ser muito útil contra alguns inimigos. Familiar, não? Cowa tem 192 páginas e custa R$ 14,90.
Comentar