A pergunta acima é, com certeza, uma das mais ouvidas por artistas e estudiosos de quadrinhos em palestras ministradas a professores e alunos. E, constantemente, os palestrantes se atrapalham quando vão responder a esta pergunta. Para deixar as coisas mais claras, recorremos aqui à uma colaboração do professor, mestre em artes visuais pela Unesp e estudioso em quadrinhos Gazy Andraus (gazyandraus@yahoo.com). A elaboração abaixo consta da Apostila Teórica Acerca das HQs, elaborada pelo mestre, a quem agradecemos pela colaboração. Com a palavra, Gazy Andraus:
"Cartum vem da palavra inglesa cartoon e significa literalmente cartão, que é o suporte onde eram feitos desenhos ingênuos e descompromissados de humor para serem inseridos nos jornais em seus primórdios. O cartum geralmente constitui-se de um só desenho, uma imagem geralmente cômica e universal. O Cartum é a matriz da charge"
"Charge é uma palavra da língua francesa e significa "ataque" ou "carregar", no figurativo. Ela se constitui igualmente de um só desenho, diferindo do cartum no sentido que é sempre um desenho exagerado de caráter crítico, em geral à política, e preso a determinada época ou fato importante. Por este caráter político e social, a charge pode servir como importante elemento historiológico. A Charge pode se configurar em HQs, como é o caso dos irmãos Caruso, que publicam sátiras quadrinizadas das cenas políticas brasileiras, semanalmente, na revista Isto É"
"Caricatura é um termo que anteveio à Charge e que foi designado na primeira vez no século XVII para classificar os desenhos satíricos de Agostinho Carracci, enfocando tipos populares de Bolonha.
A Caricatura vem, pois, do vocábulo italiano Caricare e significa "carregar", "exagerar" e, embora em nosso país esteja muito ligada aos desenhos que satirizam rostos, pode estar presente também como a caricaturização de alguma cena ou fato e por isto, na verdade, a Caricatura se torna sinônima de Charge, podendo existir em qualquer uma das três outras modalidades, seja o Cartum, a Charge ou as Histórias em Quadrinhos. A caracterização da palavra Caricatura como referente exclusivo da representação cômica de um rosto advém de um falso atributo semântico, já que a palavra portuguesa "cara" significa rosto."
"As HQs são constituídas de no mínimo dois desenhos, sendo que o segundo é uma continuação do primeiro. Apesar destas diferenciações, torna-se mister ressaltar que tais manifestações acabam por vezes se imiscuindo, imbricando-se (como nos casos já citados acima, no referente às charges seqüenciadas dos irmãos Caruso), pois a realidade, por ser multidiversificada, introduz como resultantes nos processos criativos dos autores elementos não-entrópicos (a entropia aqui é um termo emprestado da física Termodinâmica, que diz que uma certa quantidade de energia se perde num processo fechado)."
Comentar