Capitão Marvel (Captain Marvel/Shazam)

Criado com a missão específica de concorrer com o Super-Homem, o Capitão Marvel foi concebido em 1940 pelo quadrinista Charles Clarence Beck para a revista Whiz. Em uma época na qual a pior ofensa que um vilão fazia contra um herói era chamá-lo de “paspalhão”, o Capitão tornou-se sucesso rapidamente.

A revista do personagem – que no Brasil ganhou o apelido carinhoso de “capitão fraldinha” – chegou a vender, na década de 1940, 1,3 milhão de exemplares mensais. Logo foi transformado em série para a TV, com Tom Tyler interpretando o herói (no Brasil, a série foi exibida na década de 70).

Nas bancas, no entanto, Marvel foi obrigado a se aposentar por um longo período, de 1954 a 1973. O motivo foi uma acusação da DC Comics contra a Fawcett Editora (publicadora da revista Whiz), dizendo que o herói era uma cópia do Super-Homem.

Resolvida a questão legal, o Capitão foi vendido para Marvel (que tentou matar o herói em uma aventura e acabou descobrindo que ele tinha mais fãs do que aparentava) e, logo a seguir, para a própria DC.

Inicialmente a DC colocou o herói em participações especiais em outros gibis, nos quais ele continua a aparecer de quando em quando – a participação mais famosa até agora foi em O Reino do Amanhã (Kingdom Come, no traço de Alex Ross), na qual Marvel enfrenta o Super-Homem em uma violenta batalha e se consagra um grande herói.

Na década de 90, a DC criou a revista The Power of Shazam, dedicada especialmente ao personagem e que chegou a ser publicada no Brasil pela Abril Jovem a partir de 1996, por um curto período de tempo.

O Capitão também ganhou, em especial na década de 80, uma série de desenhos animados, até hoje exibidos em alguns canais pagos e velhas reprises. Em 2015, o autor de Bone, Jeff Smith, produziu uma bela minissérie do personagem: A Sociedade dos Montros.

Nos anos 2000, o personagem ganhou dois filmes, no estilo “ação-comédia para toda a família.” Um fato interessante é que, como no período do imbróglio entre DC e Fawcett, a Marvel registrou o nome “Captain Marvel” e o atribuiu para outros personagens – ele acabou se fixando na heroína cujo nome de batismo é Carol Danvers.

Assim, a DC não podia mais utilizar o nome nas capas de revista (por isso optava sempre por algo envolvendo apalavra “Shazam”) e no filme o problema foi dobrado: a Marvel acabara de lançar nos cinemas justamente o filme da Capitã Marvel e o nome em inglês é o mesmo. Desta forma não só o nome do filme do herói da DC – lançado em 2019 – foi “Shazam”, como de maneira inteligente o personagem passou o filme inteiro sem ter nome. 

Já no segundo filme, em 2023. a brincadeira foi estragada no final. 

 

Enredo: O menino Billy Batson é um órfão que ganha a vida vendendo jornais nas ruas de Fawcett City até ser transportado magicamente para a caverna de um velho mago que se identifica como Shazam.

O mago conta ao menino que seus pais eram arqueólogos que, em uma expedição financiada pelo “famoso doutor Silvana”, haviam descoberto a tumba do feiticeiro no Egito.

Antes que pudessem fazer contato com o mago, no entanto, os pais de Billy foram mortos pelo guia (a mando de Silvana) e Billy (que estava em casa de castigo por casa de notas ruins) virou órfão.

A irmã do garoto, Mary, estava com os pais, mas havia sido dada como desaparecida. Disposto a ajudar o menino a corrigir as injustiças contra ele e a combater o crime, o feiticeiro concede a ele poderes fantásticos vindos de deuses mitológicos e figuras bíblicas, que incluem voar, ter super-força e invulnerabilidade (para não mencionar que o garoto fica beeeem mais velho quando se transforma).

Para se tornar Capitão Marvel, basta que o menino diga o nome do mago e um raio cruzará os céus e, ao acertá-lo, dará a ele todos os poderes.

Personagens

Além do Capitão e de seu alter ego Billy Batson (que depois deixaria de ser jornaleiro para se tornar jornalista do rádio) completam o lado dos mocinhos o restante da família Marvel – parentes e amigos de Billy que também se ganham super-poderes ao dizerem Shazam (quando isso ocorre, porém, o poder do Capitão é reduzido).

Fazem parte da família: Mary, a irmã que é reencontrada e se transforma em Mary Marvel; Capitão Marvel Jr. (um amigo de Billy e Mary que é deficiente físico e ao se transformar usa uniforme azul em vez do tradicional vermelho); o tio Doodles e o tigre de pelúcia falante Tawny. O mago Shazam, com seus milhares de anos, ajuda todos eles.

No lado dos bandidos, os principais são o careca, míope e maquiavélico Doutor Silvana, que no Brasil ficou tão famoso que virou até nome de banda nos anos 80. Importante notar, porém, que o nome original do vilão é Dr. Sivana, sem a letra l.

Completam o time do mal o verme (literalmente) superinteligente conhecido como Mr. Mind; e o Adão Negro, na verdade o guia que matou os pais de Batson e que, ao encontrar um artefato mágico e se vê transformado em uma espécie de Capitão Marvel reverso, que usa uniforme preto – e que também ganhou filme em 2022.

 

Curiosidade: S de Salomão… 

Houve uma época em que perguntar o que queria dizer Shazam fazia parte de todos os jogos de trívia, mas hoje poucos se lembram do significado da palavra. Ela é formada pelas iniciais de figuras mitológicas – e uma bíblica – das quais o Capitão adquire seus poderes. Da seguinte forma:

a sabedoria de Salomão,

a força de Hércules,

a resistência de Atlas,

o poder de Zeus,

a coragem de Aquiles

e a velocidade de Mercúrio.

Misture tudo e… Shazam!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.