Bira, o crítico social

Mundo HQ

 

Ubiratan Libânio Dantas de Araújo, mais conhecido como Bira, é um dos únicos quadrinistas brasileiros a ter integrado o Segundo Encontro Internacional de Cartum para Imprensa na França, em Ville de Carquefou.

 

Também ganhou diversos prêmios Angelo Agostini como melhor cartunista (entre eles os de 2003, 2004 e 2006), além de ter representado o Brasil no Encontro Mundial de Quadrinhos na coréia, em 2006.


Mas prêmios não descrevem Bira. O mais acurado é dizer que ele é um sujeito de eterno bom-humor (a não ser quando está indignado com injustiças), belíssimo traço, detalhista, tocador de gaita e um daqueles amigos com quem se pode contar. Bira também adora falar sobre suas paixões (que não são poucas) e ganhou de alguns amigos o apelido dee "homem Windows", por sua capacidade de abordar vpários tópicos ao mesmo tempo, como se abrisse os assuntos em diferentes "janelas".

 

O paulistano Bira nasceu (obviamente) na Capital do Estado, em 1963, e sonhava em trabalhar como desenhista desde pequeno.


Dedicado, desenvolveu bom traço e começou a fazer carreira.
Em São Paulo, estagiou nos Estúdios de
Maurício de Sousa e Ely Barbosa, onde desenhou páginas do gibi "Os Trapalhões". Fez charges pro Sindicato dos Químicos e chegou até a intercalar desenho animado no Estúdio Briquet, em 85.


Em 1988 mudou-se para Campinas e adotou a cidade como sua. Dono de uma visão crítica peculiar,o "campineiro" Bira produz charges inesquecíveis como a do Governador Mário Covas vestido de Exterminador do Futuro, que circulou o país em cartazes criticando a atuação do tucano frente à Educação no Estado, ou a do ex-prefeito de Campinas, Chico Amaral, travestido como Nero e colocando fogo na cidade. Esta última charge, por sinal, pôde ser conferida na
exposição terceiro turno, realizada em Campinas no final do ano 2000.

Bira já ganhou prêmios e menções honrosas em vários salões de humor e mostras, sendo que em 1999 teve trabalhos selecionados para um salão de humor na Rússia, entre outros.


Atualmente mora em Campinas e faz charges para Sinergia, do qual é contratado, além de frilas para outros sindicatos como, por exemplo, o dos petroleiros.


Também expões no
Charge On Line e é colaborador de revistas de humor. A maioria dos trabalhos de Bira – entre os quais as cinco charges expostas na França – tem como tema problemas sociais como o desemprego e a falta de condições de trabalho no Brasil. O quadrinista também é craque em charges políticas, nas quais ironiza soberbamente figuras de destaque da política nacional. Por estes motivos, suas charges são as preferidas no combativo meio sindical.


Bira também é conhecido pelos amigos como um sujeito boa-praça, carinhoso e brincalhão. Quando não está desenhando, dedica-se à esposa e à filha, ou ainda à música. Bira é fã de blues e toca gaita quase tão bem quanto desenha. Para saber ainda mais sobre o quadrinista, é possível visitar um de seus inúmeros blogs e fotoblogs na Internet (procure no google, pois Bira não pára de criar novos sites…)

 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.