Batman, Cavaleiro das Trevas

Coringa, o cavaleiro das trevas, para o Oscar

Não, você não leu errado. Apesar do título do filme ser Batman, O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight), quem realmente dá medo é o Coringa. E como. O falecido ator Heath Ledger estava em sua melhor forma na pele do palhaço do crime, a ponto de já ter sido indicado para o Globo de Ouro póstumo e, tudo indica, será indicado também para o Oscar. Com todo respeito aos concorrentes, Ledger, que morreu de uma overdose incidental causada por remédios, merece vencer ambos.

Isso porque o ator incorpora literalmente o psicopata caótico no filme. Para quem não viu, Dark Knight é uma seqüência direta do ótimo Batman Begins, de 2005, que retomava a origem do Homem-Morcego baseando-se em uma das melhores séries de quadrinhos já publicada do personagem: Ano Um, de autoria de Frank Miller. Ao final daquele filme, uma cena na qual aparecia uma carta de baralho com o Coringa já dava o gancho para esta seqüência, que por sinal teve seu DVD disponibilizado para venda neste final de 2008 (com uma versão especial contendo vários extras, diga-se de passagem).

Em Dark Knight, Batman (Christian Bale), o Comissário Jim Gordon e o advogado Harvey Dent unem seus esforços para deter a vilania de um novo vilão de Gotham City, o Coringa. Ao mesmo tempo, Batman se esforça para combater a corrupção e enfrentar a chegada na cidade do chefão do crime Salvatore Maroni.

Batman The Dark Knight custou cerca de US$ 150 milhões e bateu inúmeros recordes de bilheteria. Com méritos, principalmente para Ledger. Sabe aquelas criancinhas que têm medo de palhaço? Depois de assistir ao filme muito adulto também passou a ser. O Coringa no filme é sombrio como nas histórias de Miller, um assassino serial que se veste de palhaço, se comporta de forma teatral e caótica, e causa grande sofrimento aos cidadãos de Gotham.

Trata-se de um psicopata, com motivos incompreensíveis para um ser humano normal. É possível se entender as motivações do Batman, do comissário, de Harvey Dent, do chefão mafioso…mas não as do Coringa. E por isso ele dá medo, muito medo.

Esqueça do palhaço interpretado por Jack Nicholson naquele filme já antigo do Batman. Nicholson, por sinal, ficou irritadíssimo por não ser convidado para repetir sua atuação. Graças a Deus. Nunca houve – nem haverá – Coringa como o de Leadger.

O mais legal de tudo, porém, é que por mais que o vilão se destaque (vale lembrar que o Coringa foi criado não por Bob Kane, autor do Batman, mas sim por seu então assistente Jerry Robinson), o filme é bom não só por ele (como aconteceu no já citado filme de Nicholson…). Bale convence mais uma vez como Batman, assim como os demais atores de alto gabarito que participam do filme: Gary Oldman como Gordon, Michael Cane como o mordomo Alfred, Morgan Freeman como Lucius, o braço direito do alterego do Morcego, Bruce Wayne. Maggy Gyllenhaal, que faz a namorada de Wayne, e Aaron Eckhart, na pele do promotor público Dent, também estão ótimos.

Aliás, Dent se tornará o vilão Duas Caras ou seja, prepare-se para o terceiro filme da série. Infelizmente, sem o Coringa…

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.