A volta da princesa… e do cavaleiro

Mundo HQ

A volta da Princesa (e do Cavaleiro)

Há muito tempo, no reino da Terra de Prata, um rei resolveu garabntir a continuidade de seu reinado dizendo a todos que Safiri, sua pequena filha que acabara de nascer, era um menino, o príncipe Safiri. E assm começou, em 1953, uma das histórias em quadrinhos mais conhecidas do mundo: A Princesa e o Cavaleiro. Criada por Osamu Tekusa, conhecido como "Walt Disney japonês"devido ao sucesso mundial de suas criações (que incluem, entre outros, Astro Boy e Kimba, o Leão Branco), a HQ virou desenho animado na década de 60 e deixou milhares de brasileiros babando em frente a TV na década de 70, quando chegou por aqui. Agora, saudosistas e fãs de desenhos animados japoneses atuais como Dragon Ball, terão a chance de comprar nas bancas brasileiros o mangá original que deu origem à série.
A Editora JBC acaba de lançar o mangá (nome dado ao quadrinho japonês) A Princesa e o Cavaleiro – no original, "Ribon No Kishi" (a tradução aproximada desta mistura de inglês e japonês é "Príncipe de Lacinho").

As revistas da série que encantou os mundos oriental e ocidental custarão R$ 3,50 cada e, ao todo, serão lançados oito volumes, totalizando mais de 800 páginas de história.
Para quem não conhece a história ou não se lembra, safiri é criada como menino para impedir que o primo do rei, o malvado Duque Duralumínio, assuma o comando. A confusão, porém, não se resume ao reino terreno, já que a história traz um enredo paralelo misturando à aventura várias doses de religião e de romance.


Quando Safiri nasce, recebe no céu um coração rosa, de menina. Mas um a
anjinho chamado Ching vê o rei anunciar o nascimento de um filho homem e manda para o bebê um coração azul, de menino, por achar que houve alguma confusão (Safiri passa a ter então dois corações, um azul e um rosa).
A princesa cresce sempre escondendo que é uma menina e se torna uma hábil cavaleira e espadachim, sempre escapando das armadilhas do Duque e de seu assistente, o narigudo Nylon.
Mas quando faz 12 anos, é encontrada por Ching, que havia sido expulso do céu pela trapalhada que fez. Comovido pela situação de Safiri, o anjinho resolve protelar sua missão para ajudá-la. A partir daí começam mesmo as aventuras, nas quais o Duque Duralumínio faz de tudo para desmascarar Safiri.

Surgem ainda outros vilões, entre os quais o próprio Satã que, ao saber que o "príncipe" também tem um coração de menina, tenciona roubá-lo para dar à sua filha Heckett, uma demonizainha sem coração (em todos os sentidos).
Em suas aventuras, Safiri acaba conhecendo o príncipe Franz, da Terra do Ouro, e se apaixona por ele. Após viverem juntos várias aventuras, ele acaba descobrindo que Safiri é uma menina. Infelizmente, o Duque Duralumínio também.

Desta forma ele mata o rei e assume o comando do reino, mandando Safiri e a mãe para uma torre distante. Aí a história fica ainda melhor: mesmo sob constante vigilância, Safiri consegue sair da Torre várias vezes para tentar desfazer as maldades do Duque, disfarçada com uma máscara estilo Robin (do Batman) e usando o nome de "Cavaleiro Vingador".
Em um determinado momento, porém, chegam mais vilões e formam a "Unidade X" e começam a destruir meeeesmo o reino. Duralumínio chega a ser morto por seu asistente Nylon, com a ajuda do temível ‘Homem-de-Ferro’, e as coisas estão cada vez piores. O final da história? Bem, só mesmo lendo o gibi para saber…

(Se você quiser mesmo saber o final da história, clique aqui e leia matéria publicada anteriormente no Manganimenews…)

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.