Níquel Náusea quarentão! Gonsales lança livro com 400 tiras clássicas em comemoração ao aniversário do personagem

Um rato de esgoto típico vive cerca de dois anos. Mas Níquel Náusea, o roedor criado pelo cartunista (e veterinário e biólogo) Fernando Gonsales em 1985, não tem nada de típico. Com humor certeiro e peculiar que envolve não só o núcleo do protagonista – composto por outros ratos e animais não tão fofos como a barata (viciada em naftalina e inseticidas) Fiíti – como também diversos outros representantes da fauna mundial, as tiras de Níquel completam neste ano quatro décadas de vida. Para comemorar, será lançado Níquel Náusea: a origem do espécime.

A obra traz 400 tiras e deverá ser a primeira de uma coleção com o melhor de todos os tempos de Níquel. Gonsales, que é conhecido tanto por ser tímido quanto perfeccionista, selecionou pessoalmente cada uma das escolhidas para compor a obra em meio a uma triagem das primeiras 1700 publicadas na década de 1980. O lançamento oficial da origem do espécime, pela Z Edições, será na CCXP25 – realizada de  4 a 7 de dezembro em São Paulo.

A obra, porém, já pode ser adquirida em uma campanha de pré-venda no Catarse, que vai durar até o final de novembro. Com prefácio do cartunista Bennet, ao todo são 102 páginas em preto e branco, publicadas em dois modelos: o standard em capa couchê (ao preço de R$ 70) e a Edição de Colecionador, com capa dura e miolo em offset 120g, limitada, custando R$ 100.

Quem apoiar a campanha no catarse ainda pode receber, de acordo com o valor que destinar, brindes como pôsteres “desmotivacionais” e até um bonequinho do rato com 12 centímetros de altura.

Se no primeiro volume as tiras foram selecionadas e em PB, a editora já confirma que os números seguintes terão tiras coloridas e serão publicadas integralmente, em ordem cronológica.

Cabe elogiar o respeito da editora com os fãs: os livros serão “retrocompatíveis” com os publicados nos anos 90/00 pela editora Devir, respeitando tamanho e capa, assim os leitores de longa data poderão identificar o que já tem em casa e não comprarem uma coletânea “repetida.”

Clique aqui para saber tudo sobre Níquel Náusea no nosso Quadrindex

Clique aqui para saber tudo sobre Fernando Gonsales na seção Quadrinistas, Graças a Deus 

Djota Carvalho

Dario Djota Carvalho é jornalista formado na PUC-Campinas, mestre em Educação pela Unicamp, cartunista e apaixonado por quadrinhos. É autor de livros como A educação está no gibi (Papirus Editora) e apresentador do programa MundoHQTV, na Educa TV Campinas. Também atuou uma década como responsável pelo conteúdo da TV Câmara Campinas e é criador do site www.mundohq.com.br

Comentar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.