Qual dos novos uniformes do Superman vocÍ gostou?


Jeans,camiseta,capa 16.4%
A \"armadura\" 23.4%
Prefiro o clássico 60.1%

Total:  128 votos








- Popeye -

Criação: Em 1919, o cartunista E.C. Segar lançava uma série de tiras chamada "Timble Theatre". Dez anos mais tarde, no dia 17 de janeiro de 1929, um personagem da tira contratava um marinheiro caolho e com um pito no canto da boca para lhe um serviço. Assim surgia Popeye.

A série, que já era famosa antes do marinheiro, ganhou milhares de novos leitores com ele. E o autor, um excêntrico que assinava a tira com um desenho de charuto (cigar), em uma brincadeira fonética com seu nome, ganhou milhares de dólares.

Popeye estreou no cinema em 1933, em um desenho animado ao lado de Betty Boop. Desde então, mais de 600 desenhos animados foram produzidos. O marinheiro também virou filme, no qual foi caracterizado com perfeição pelo ator Robin Willians.

No auge de sua fama Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre - a comida que o faz ficar forte - nos Estados Unidos, segundo pesquisas dos cultivadores do vegetal. As mães americanas, conta a pesquisa, convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes.

Atualmente, Popeye - que no Brasil apareceu em 1936 com a linda alcunha de "Brocoió" - é publicado em pouco mais de 50 jornais, segundo a King Features, responsável pela distribuição das tiras, mas ainda mantém uma forte legião de fãs em todo o mundo. O personagem também tem histórias em quadrinhos publicadas pela editora Ocean Comics e outras pequenas editoras norte-americanas. No Brasil, a Opera Graphica lançou em 2002 a coleção Opera King, que trouxe algumas histórias do marinheiro.

Enredo: O bronco marinheiro Popeye vive em aventuras nas quais disputa o amor da sua "linda" Olívia Palito com o eterno e musculoso rival Brutus.

O barbudo adversário do lobo-do-mar é desonesto, violento e sempre trapaceia para ganhar a garota de Popeye, mas no final o marinheiro sempre consegue espremer uma latinha de espinafre, vegetal que lhe dá uma força sobre-humana.

Como não poderia deixar de ser, Popeye também passa por várias aventuras marítimas, nas quais conhece outros países e seres estranhos, como a Bruxa-do-Mar, que se torna sua eterna inimiga, e a estranha e apaixonada Alice.

 

 

Personagens: Além de Popeye, Brutus e Olívia, destacam-se:

Gugu, o sobrinho bebê que quer mais independência;

Jeep-Jeep, uma estranha criatura dotada de poderes mágicos;

Dudu, o amigo que sempre pede dinheiro emprestado para um Hamburguer e promete pagar na Terça;

Alice, uma gigantesca nativa de uma estranha ilha que é ainda mais estranha;

a Bruxa-do-Mar, horrível vilã que tenta naufragar o navio do marinheiro;

e o vovô Popeye.

 

 

 

 

 

 

Curiosidade: marinheiro se casou duas vezes 

Pouca gente sabe, mas Popeye já se casou duas vezes na vida. E ambas foram com Olívia. A primeira foi em 1983, quando a editora Ocean Comics decidiu que estava na hora do marinheiro virar homem sério.

Mas a série foi tão mal recebida pelos leitores - afinal, o casamento encerrava o triângulo amoroso com Brutus, que move quase todas as histórias - que algumas edições depois tudo voltou a ser como era antes (leitores e editora simplesmente fingiram que nada aconteceu).

O segundo casamento ocorreu em fevereiro de 1999, mas desta vez a Ocean Comics foi mais precavida. Na verdade, o casamento ocorreu em uma daquelas famosas revistas do estilo "o que aconteceria se", ou seja, uma história única, fora da cronologia, que - explicaram os editores - foi lançada apenas para comemorar os 70 anos do personagem.

Depois, tudo voltou ao normal. No entanto, dizem que sobraram salgadinhos de espinafre na festa....